quinta-feira, 21 de abril de 2016

Casual TCG - Magic: Elusive Helix Combo


Boas, meu povo. Fazia um tempo que eu também queria postar algo sobre Cardgames, principalmente do meu favorito Magic the Gathering. Então resolvi lançar esse espaço para falar sobre curiosidades, atualidades e até Decklists de MTG com vocês, já avisando que sobre Decklists pretendo falar mais sobre Pauper, Commander, Modern e opções Budget de Decks dos mais diversos formatos. Será meio difícil pra mim focar em Standard como a maioria prefere, principalmente agora com a “aceleração das rotações do formato”, entende?
Então vou começar falando do formato que curto muito, o Pauper, e de um Deck que chamou muito a minha atenção logo de cara: Elusive Helix Combo!


Decklist:
18 Ilha
02 Adepto Catártico
02 Escriba Zéfiro
04 Espião Mirraniano
04 Punho-mágico Elusivo
04 Delir
02 escudo dos Concordantes
04 Fuga de Mana
02 Fundição de Golem
04 Hélice de Retração
04 Pele de Mizzium
02 Rede Aranhosa
04 Serra Óssea
04 Talento Eliminador
Já sabendo que existem outras variantes de Decklists, escolhi uma que passasse claramente a idéia principal do combo. Quanto ao Sideboard, deixo claro que isso fica a escolha do jogador, pois dependendo do field local isso pode variar muito, ou pode não ter side nenhum se preferir jogar um casual com ele.
Assim que lemos a Decklist percebemos o quão versátil é, e jogando com ele as “Brainstorms” a cada draw são inevitáveis. Apesar de se tratar de um Deck azul, ele não conta com draws extras e nem cantrips (a única possibilidade de renovação de mão é o Escriba Zéfiro), mas fora isso é divertido, consistente, se protege, é sinérgico e boa parte dos cards você até acha perdido no seu Bulk, no fundo do armário.
Estratégia

O combo inicial é simples: Você dá alvo em alguma criatura sua com Hélice de Retração ou Talento Eliminador e depois joga alguma de suas mágicas de artefato (que custam zero manas pra conjurar, essa é a “graça”) e em seguida faz esse artefato voltar pra sua mão com a habilidade da criatura afetada pela Hélice/Talento. O conceito é básico sim, mas a graça mesmo está no Trigger que acontece ao redor disso. Punho-mágico Elusivo ganha +1/+0 e não pode ser bloqueado toda vez que você joga uma mágica que não seja de criatura, e fazer isso repetidamente fará com que ele acerte um Dim Mak no oponente sem chance de defesa. Fundição de Golem ganha marcadores de carga sempre que você conjura mágicas de artefato, e em troca de três marcadores de carga removidos você ganha um Golem 3/3, mas nesse caso você ganha uma horda de Golens tamanhos os marcadores que a Fundição ganha com o combo. Pra garantir o “Non-Stop Combo”, Espião Mirraniano deixa você desvirar uma criatura alvo toda vez que jogar uma mágica de artefato, desvirando claro o alvo de Hélice/Talento. Mas caso o Espião falte com o compromisso, Escriba Zéfiro pode assumir a bronca e levar o jogo nas costas sozinho, pois ele desvira toda vez que você conjurar uma mágica que não seja de criatura. Caso você perca tanto a Fundição como o Punho-magico, ainda te sobra o Adepto Catártico como plano B, "millando" o Deck do oponente em meio ao “Non-Stop Combo”.
Protegendo as Partes

A defesa é tão básica quanto a estratégia: Ou você “countera” qualquer possibilidade de quebra do combo com Delir (afinal serão as instants que mais tentarão te magoar nessas horas) ou com Fuga de Mana (é fato, nessas horas SEMPRE falta mana pra se livrar dela), ou você protege suas criaturas de QUASE qualquer remoção com Pele de Mizzium (entendam bem o QUASE. Justiça do Evincar e Ratos da Cripta existem nesse formato. E quem os tem não tem medo de usá-los.)
Variantes

Pra quem gosta de variar o cardápio, é possível "splashar" pra cor vermelha e adicionar uma Tech a mais no Deck. Zangão Espinhoso pode “Triggar” em dano constante no seu oponente e desvira toda vez que você joga uma mágica incolor (os artefatos) podendo também fazer a função do Escriba caso ele seja alvo da Hálice/Talento. Sentinela de Kozilek pode até tentar substituir Punho-mágico, pois +1 de Resistência permite aguentar mais um pouco no jogo (só Golpe Ardente tira ele de primeira), mas ele ainda pode ser bloqueado portanto… hum… NÃO. Tem também quem adicione Tremores de Impacto pra “Triggar” junto com Fundição, aumentando a possibilidade de dano no oponente. Vai que dá certo, né!? Quanto aos artefatos, tem quem prefira colocar criaturas artefato como OrnitópteroCaminhante Phyrexiano ou também Esfera de Escudos mas minha opinião quanto a isso é: Tanto faz! Use o que você achar primeiro na sua pasta ou Bulk, desde que custe zero manas pra conjurar e sejam artefatos.
E é isso. Elusive Helix Combo é um Deck que tem tudo pra se destacar nos champs da vida e também pra causar em alguns casuais. Espero que tenham gostado do post. Continuarei postando e analisando Decks interessantes de quaisquer formatos aqui no blog sempre que possível. Falou aê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário