sexta-feira, 29 de abril de 2016

Casual TCG - Magic: 1 Land Spy Combo



Boas, povo. Cá estou mais uma vez postando e comentando de Decklists que chamam a atenção só de ler e mais uma vez falando do meu formato favorito, o Pauper.
Apesar de preferir Decks com mais ação como Aggro ou Midrange, estarei falando mais uma vez de um Deck Combo. É que desde o banimento dos principais cards de Combo do formato (cards com a habilidade Storm como Snapshot e Temporal Fissure), não se vê muito do arquétipo ultimamente, mesmo que em torneios pequenos.
Bom, sem mais delongas, vamos falar sobre mais esse achado do Pauper: 1 Land Spy Combo.



DeckList:

Terrenos

1 Floresta (Sim, isso basta!)

Criaturas

4 Espírito-Guia Símio
4 Barreira de Pinheiros
1 Escudeiro Leonino
4 Aparição de Estrada
1 Celebrante do Sangue
4 Espião de Balaustrada
2 Guarda da Casa Dimir
4 Precentora Selvagem

Outras Mágicas

4 Concessão de Terreno
1 Espectro da Miséria
4 Sonda Gitaxiana
2 Roubo no Necrotério
4 Canções dos Condenados
4 Ritual da Cabala
4 Ritual Sombrio
4 Manamorfose

Artefatos

4 Bijuteria do Conjurador
4 Pétala de Lótus

Como funciona?

Olhando a Decklist até nos lembra um Deck Combo Legacy bem maroto que eu curtia muito, o One Land Belcher, que consistia em jogar o único terreno do Deck e usar todos os Mana Ramps alternativos possíveis pra baixar e ativar o finisher do deck, o Goblin Charbelcher, tombando seu Deck pra causar um dano absurdo no oponente. E aqui não é muito diferente, só que ao contrário do Belcher, você precisa tombar seu Deck primeiro usando o Espião de Balaustrada pra depois lançar o dano massivo com Espectro da Miséria, conseguindo exilar criaturas suficientes do seu cemitério pra causar 20 ou mais de dano.

Um terreno e "muitas manas"

Essa parte é até alto explicativa. Tente começar com o único terreno do Deck no campo de batalha e depois complemente a geração de mana com o que tiver em mãos, já começando pela Pétala de Lótus. Barreira de Pinheiros e Precentora Selvagem sacados na hora certa podem ajudar a somar manas pro combo, fora a mana vermelha de lambuja do Espírito-Guia Símio, bastando apenas exilá-lo da mão. Manamorfose durante o combo ajuda a corrigir a curva de mana na hora exata e se mesmo assim precisar de mais alguma correção de mana, use Celebrante do Sangue. Canções dos Condenados, Ritual Sombrio e Ritual da Cabala são bem sugeridos no final pra preparar chegada do Espião de Balaustrada, que por sua vez prepara a chegada do finisher Espectro da Miséria. (P.S.: Sobre o uso de Manamorfose, recomendo que NÃO USE esse card depois da entrada do Vampiro, ou será um tiro no pé!)

Buscando as peças do combo e suportes

Como nem sempre temos a sorte de abrirmos o game com uma mão favorável pro combo, temos que contar com alguma ajuda de draws e cantrips pra acharmos o que falta a tempo e sem que nos custe muito. Pra isso já contamos com Concessão de Terreno e seu custo alternativo pra caso o único terreno demore pra chegar, com Sonda Gitaxiana pra saber o que o oponente tem na mão e comprar um card por apenas 2 de vida e também o Cycling de Aparição de Estrada pra comprar cards sem usar mana, fora que se o Vampirão atrasar muito, traga ele pra mão Transmutando um Guarda da Casa Dimir. Já durante a geração de mana do combo também contamos com a cantrip de Manamorfose pra ajudar.
Caso algum card que você precise caia no cemitério na hora errada, eis alguns suportes: Escudeiro Leonino te ajuda a recuperar alguma Pétala que você precise de última hora, e se matarem alguma criatura geradora de mana ou o próprio vampiro, use Roubo no Necrotério. Fora também a Bijuteria do Conjurador que além de botar qualquer card de volta no fundo do grimório ainda tem cantrip pra ajudar.

O Deck se protege?

Pois é, vocês devem ter feito essa pergunta logo no começo do post e a resposta é a que menos agrada: Não. O Maindeck é todo voltado pro combo contando com um timing preciso de três turnos no máximo. Uma jogada errada e a única opção é recolher o Deck e partir pro próximo game. Isso fora o famigerado "shit's happens" que pode acontecer em qualquer partida (prevenirem o dano, "counterarem"o combo, ser frito por algum Burn ou atropelado por Goblins...). Esses são riscos que você terá que correr pelo menos no game 1, pra depois com um Sideboard bem planejado conseguir contornar o problema ( Dor Fulgurante, Explosão de Chamas, Neblina e Roer até os Ossos como sugestão para os exemplos citados).

Bom, e aí está mais uma boa opção de diversão do formato, e espero que tenham gostado. Em breve volto com mais Decklists e sugestões. Falou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário